PROJETO DE
INTERVENÇÃO
1. Identificação da
instituição:
Escola Municipal Pedro Paulo de Castro. Situada a
avenida Belarmino Martins Silva. Feira da Mata-BA.
2. Carga horária:
20 horas
3. Quem se torna
responsável em aplicar o Projeto:
o pedagogo juntamente com os professores e com o apoio
da direção.
4. Temática – conteúdo
“Música na educação infantil”
5. Introdução:
Ao realizar o
estágio de gestão na Escola Municipal Pedro Paulo de Castro, pude observar que
as crianças gostam muito de música. Também pude perceber que muitos professores
estão preocupados em incluir o
trabalho com a música nas atividades realizadas em sala de aula, principalmente
nas brincadeiras e que sabem da relevância de se trabalhar a musicalização.
Mas, foi possível perceber ainda, que muitos encontram dificuldades para
realizar esse trabalho.
Ao conversar com o pedagogo dessa
instituição levantei questionamentos à cerca desse trabalho, fizemos então
reflexões à cerca dessa temática, e o mesmo relatou que os professores ainda se
sentem despreparados para desenvolver atividades que trabalhem o eixo música. O
mesmo me sugeriu então que desenvolvesse um projeto que abordasse essa
temática, na tentativa de auxiliar os professores no desenvolvimento junto às
crianças, possibilitando assim um trabalho mais significativo com a música na
Educação Infantil.
6. Justificativa:
.A Educação Musical é uma
excelente ferramenta para o desenvolvimento de habilidades verbais, físicas,
sociais, mentais e emocionais.
A “liberdade” de criar e
adaptar é uma das características próprias da Educação Musical, através da qual
as atividades tornam-se atraentes para as crianças que buscam a cada instante
novas descobertas que lhes satisfaçam a curiosidade.
O corpo da criança é o ponto
de partida para a Educação Musical, a voz da criança tembém é um um precioso
instrumento.
A música deve fazer parte do
cotidiano escolar como um dos elementos formadores do indivíduo. Portanto, o
professor precisa saber observar quais são as necessidades de seus alunos e
conhecer o desenvolvimento cognitivo de cada idade e suas potencialidades para
que possa escolher atividades que venham de encontro com seus objetivos e
realizar um trabalho interdisciplinar.
A música na
educação, não deve ser usada apenas como experiência estética, mas como
instrumento facilitador do processo de aprendizagem, como ferramenta para
tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, possibilitando a ampliação do
conhecimento musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seu
conhecimento não deve ser privilégio de poucos.
A escola deve oportunizar a
convivência com os diferentes gêneros, apresentando novos estilos,
proporcionando uma análise reflexiva do que lhe é apresentado, permitindo que o
aluno se torne mais crítico.
7. Objetivo geral:
Proporcionar às crianças
oportunidades de viver e refletir em seu cotidiano sobre questões musicais,
numa prática sensível e expressiva propiciadora de condições para o
desenvolvimento de habilidades, de criação de hipóteses e de formulação de
conceitos.
8. Objetivos
específicos:
·
Identificar elementos da música como forma de expressão e
interação com o outro, expandindo seu conhecimento de mundo;
·
Ampliar o conhecimento musical, compreendendo as
caracteristicas do som, sua propriedades e possibilidades de atividades ligadas
ás variadas formas de expressão artistica como a música;
·
Utilizar a improvisação, interpretação e composição musical para identificar e expressar
sensações, sentimentos e pensamentos.
9. Fundamentação teórica:
Muitas
instituições de educação ainda trabalham a música, tendo como objetivo apenas
formar hábitos, atitudes e comportamentos, fazendo uso da música para trabalhar
a fixação de conteúdos, como datas comemorativas, letras ou números. Não podemos
encarar a música como algo pronto ou
como proposta de reprodução, mas como uma linguagem cujo conhecimento se
constrói.
A inclusão de
crianças portadoras de necessidades educacionais especias, pode ser favorecida
com atividades de musicalização, esse favorecimento se dá por meio de seu
caráter lúdico e de livre expressão, não exerce pressões e nem cobranças de
resultados é uma prática oferecedora do alívio e do relaxamento da criança,
favorece a desinibição, possibilita o envolvimento social e desperta a
apropiação de valores e de atitudes de respeito consigo e com o outro,
oportunizando novas aprendizagens.
De acordo com os
Referencias Curriculares Nacionais,
O trabalho com música deve considerar, portanto, que ela é um meio de
expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças, inclusive
aquelas que apresentam necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio
para odesenvolvimento da expressão, do equilibrio, da auto-estima e
autoconhecimento, além de poderosomeio de integração social. (BRASIL, 1998.p.
49).
O ambiente
fornece estímulos sonoros à criança
desde o nascimento, e ela reage a esses estímulos por meio do balbucio ou
gritos como forma de manifestar sons. Com o passar do tempo, vai aumentando
esse repertório sonoro que lhe permite se comunicar com o outro e com o mundo
em que vive.
A
Educação infantil deve propiciar ás crianças apropiação do conhecimento para
praticar, reconhecer e descobrir o ritmo e o som de forma livre e organizada,
partindo dos movimentos corporais e em seguida extra corporal: sons da
natureza, sons do ambiente, sons dos instrumentos e eletrônicos e etc.
Tornando-se um trabalho de desenvolvimento global que possibilita à criança
utilizar suas capacidades para uma aprendizagem que respeite suas
especificidades.
De
acordo com Penna, (1990, p.22), “[...] musicalizar é desenvolver os instrumentos de percepção necessários para que o indivíduo possa ser sensível a musica apreendê-la, recebendo o material sonoro/musical, como significativo”.
A música se
concebe como um mundo que conjuga expressão de sentimentos, ideias, valores
culturais e facilitadoras da comunicação do ser humano com o outro e como mundo
no qual está inserido. Ao atender diferentes aspectos do desenvolvimento
humano: físico, mental, social, emocional e espiritual, a música pode ser entendida
como uma ponte facilitadora do processo educacional. Nesse sentido torna-se
imprescindível que se faça necessária à sensibilização dos educadores para que
os mesmos busquem despertar a conscientização quanto às possibilidades da
música para favorecer o bem-estar e o crescimento das potencialidades dos
alunos, pois, a música fala de forma direta ao corpo, à mente e às emoções.
As escolas
precisam ter o cuidado para que as atividades musicadas realizadas pelas mesmas
não tenham como meta formar músicos, mas de proporcionar através da vivência e
compreensão da linguagem musical oportunidades de se abrir canais sensoriais,
mediando à expressão de emoções, alargando a cultura geral e contribuindo para
a formação integral do ser.
Nesse sentido
Jeandot escreve,
(...) uma aprendizagem, voltada apenas para
os aspectos técnicos da musica é inútil e até prejudicial, se ela não despertar
o senso musical não desenvolver a sensibilidade. Tem que formar na criança o
musicista, que talvez não disponha de uma bagagem técnica ampla, mas será capaz
de sentir, viver e apreciar a música (Jeandot, 1993, p.21).
A música deve fazer parte do cotidiano
escolar como um dos elementos formadores do indivíduo. Portanto o professor
precisa saber observar quais são as necessidades de seus alunos e conhecer o
desenvolvimento cognitivo de cada idade e suas potencialidades, para que possa
escolher atividades que venham de encontro com seus objetivos e realizar um
trabalho interdisciplinar.
O trabalho com a música na Educação
Infantil, deve ser uma proposta de socialização em grupo e não apenas de
formação de conteúdos acadêmicos, centrada no desejo de proporcionar a criança
a experimentação de situações com as quais certamente no futuro irão se deparar
no decorrer de suas vidas.
Portanto, ao trabalhar a música na escola é
de fundamental importância que essa seja entendida como um agente facilitador
do processo de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Nessa perpesctiva,
é necessário imbuir nos professores e em toda comunidade escolar a
sensibilidade para despertar a consciência sobre oportunidades que a música
oferece no favorecimento para a ampliação das potencialidades dos educandos,
uma vez que ela fala diretamente, com o corpo, com a mente e com o campo
emocional, entedendo assim a influência que essa provoca nos diferentes aspectos do desenvolvimento
humano.
10. Metodologia:
O
pedagogo deverá reunir os professores na atividade complementar da escola, e
fazer a leitura do projeto, explicando seu processo de criação e de execução. O
mesmo deverá promover momentos de estudo à cerca da temática, orientar os
professores, quanto às atividades propostas, bem como sobre a importância do
mesmo, acompanhar diariamente o trabalho dos educadores, para que assim possa
orientá-los, fazendo intervenções quando necessário e dando sugestões sempre
que lhe for solicitado.
Após a execução do projeto deverá sintetizar a avaliação juntamente com
os professores e direção, que será realizada por meio da observação, da
reflexão e do diálogo, tendo como objeto as diferentes manifestações das
crianças e educadores, buscando focalizar aspectos positivos do trabalho, bem
como assinalar novas propostas de aprendizagem, a partir dos resultados
obtidos.
Hora da roda:
fazer um círculo com as cadeiras e pedir
as crianças para se sentarem, iniciar
uma conversa e explicar o projeto para elas, falar sobre as atividades
que serão desenvolvidas e a importância da mesmas, através dessa conversa
buscar saber qual o tipo de música mais ouvida no cotidiano delas, através do
relato das crianças e também dos conhecimentos prévios do alunos em relação a
música. Conversar sobre os instrumentos musicais e perguntar aos alunos quais
os que eles conhecem, os que ja ouviram falar ou que já viram na tv.
Afixar na parede
um cartaz com a letra da música Loja do Mestre André, ler varias vezes com eles
em seguida perguntar quais os nomes de instrumentos aparecem na música, depois
cantar a música com todos, após cantar algumas vezes, pedir que se levantem e
ensinar-lhes a coreografia da música, daí então cantar e fazer os movimentos.
Apresentar
figuras dos instrumentos musicais, utilizando um retroprojetor ou gravuras e
fazer uma pequena explanação sobre cada
um deles. Utilizar os CD da coleção novos caminhos, que tem os sons dos
instrumentos para que os alunos possam reconhecer o som de cada um deles, daí
então pausar o Cd ao som de cada instrumento, para que os eles possam falar o
nome daquele que produz cada som.
Formar grupos de
quatro a cinco crianças e distribuir cartolinas, revistas, tesoura, cola e
pincéis, para que elas recortem figuras dos instrumentos e que cada grupo faça
o seu cartaz, após o termino de confecção dos cartazes levar os alunos para o
pátio e pedir que fixem os seus cartazes nas paredes da escola para que toda
comunidade escolar possa apreciar.
Sentar todos em
carpetes e iniciar a roda musical, o professor num primeiro momento irá cantar músicas com as crianças, num
segundo momento abrir um espaço para que cada uma cante a música que mais
goste. Orientar a todos para que fiquem de pé explicar o que será feito nesse
momento e cantar fazendo a coreografia das músicas.
Distribuir os
carpetes na sala, para os alunos
sentarem, dar inicio ao DVD com o vídeo Cadeiradas, do grupo Barbatuques, que
pode ser baixado do youtube. Quando terminar de ver o vídeo fazer discussões
sobre o mesmo. Após essa discussão orientar às crianças para produzirem
diferentes sons utilizando o próprio corpo. Ex: bater palmas quando ouvir sons
agudos, bater os pés quando ouvirem sons graves, pater no peito quando ouvir
sons de longa duração, bater os dedos na palma da mão quando ouvirem sons de
curta duração. logo após deixar que eles mesmos façam a percussão corporal
criando seus próprios movimentos.
Hora da
história, levar os alunos para o pátio
da escola, todos deverão sentar em círculo, o professor então iniciará a
contaçao da história “visita ao papai urso”.
Era uma vez, um
ursinho que foi visitar seu papai urso, ele morava lá do outro lado da
floresta.
O ursinho
começou a andar , andar... ( todos deverão estar sentados e batendo as mãos nas
pernas, as batidas devem ser lentas para quando o ursinho andar devagar e
aceleradas para quando ele andar rápido. Repetir esse movimento toda vez que o
ursinho andar).
Andando na
floresta o ursinho encontrou um rio ( fazer barulho da água), e o que ele fez?
– Ele nadou, nadou, quando de repente olhou para o lado e viu um jacaré,
assustado ele começou a nadar rápido , rápido, cada vez mais rápido( gesticular
o nado), até chegou do outro lado todo molhado e começou a se sacudir até
enxugar.
E o ursinho
continuou andando, andando, andando, até que chegou a um milharal, começou a
atravessar ( esfregar as mãos umas nas outras fazendo barulho), atravessou e
então começou a se coçar todo, coçou, coçou até passou ( coçar todo o corpo).
O ursinho continuou andando,
andando, andando pela floresta, aí ele viu uma ponte enorme que teria que
atravessar, o ursinho ficou com medo, mas de repente ele ouviu o barulho de uma
onçaaa, ele atravessou a ponte correndo. - vamos correr? Corre, corre,
corre... (bater no peito com o punho cerrado para fazer o barulho dos passos na
ponte).
Do
outro lado da ponte ele avistou uma árvore, e subiu (gesticular com as mãos
como se estivesse subindo na árvore). Olhou para ver se a onça tinha ido embora
(fazer gestos de olhar para baixo). Já foi? Jáaa, então desceu (movimentos).
Como
já estava cansando foi andando bem devagar , de repente ele avistou uma enorme
montanha e ficou pensando no que fazer para chegar do outro lado, teve a ideia
de voar, voou voou voou, só que apareceu um enorme gavião e ele voou cada vez
mais rápido, ( movimentos de voo), chegou do outro lado e começou a descer.
Ele
continuou andando ansioso para chegar do outro lado, olhou para ver se já
avistava a casa do papai urso. Quando avistou a casa do papai começou a correr,
correu,correu,correu até chegou.
Chegando
na casa bateu na porta Toc, Toc,(bater na cadeira ou mesa), o papai urso abriu
a porta( fazer barulho da porta abrindo), e o ursinho deu lhe um grande abraço
e então eles fecharam a porta (novamente baruho da porta), e nós? ficamos do
lado de fora. Até a volta do ursinho para a casa da mamãe.
Com os alunos
sentado em círculo propor a brincadeira Nome das Notas Musicais, que é uma
adaptação da brincadeira “batata quente”.
Em uma caixa
decorada com as notas musicais colocar diversos nomes de música conhecidas das
crianças, entregar a caixa a uma delas e explicar a brincadeira. Em seguida
começar a parlenda: “Lá em cima do piano tem um copo de veneno quem bebeu
morreu e o culpado não fui eu dó ré mi fá sol lá si dó si lá sol fá mi ré dó.
Todos devem
cantar a primeira parte e um de cada vez falará o nome das notas no ritmo e vai
passando a caixa de mão em mão, quem ficar com a caixa na última nota, abrirá a
caixa e sorteará uma música que deverá ser cantada no centro da roda, podendo
os outros colegas ajudarem quando algum não se sentir a vontade para cantar
sozinho.
Se quiser pode
acelerar o pulso para que a brincadeira se torne mais divertida e dinâmica.
Escolher uma
música de interesse dos alunos, ouvir sua gravação, e depois cantá-la
alternando a voz em grave, aguda, rápida, lenta.
Distribuir
folhas de papel A4, canetinhas coloridas, lápis de cor e solicitar que façam a
ilustração da música ouvida. Depois afixar os desenhos no mural da sala de
aula, possibilitando que todos possam apreciar os trabalhos uns dos outros.
Convidar os pais
para irem passar o dia na sala de aula com seus filhos, solicitar à aqueles que
tenha algum instrumento que o traga.
Formar uma
grande roda no pátio da escola (que poderá ser feita com os pais de todos os
alunos da escola), e conversar com as crianças sobre a presença deles na escola
naquele dia, fazendo questionamentos à cerca dos instrumentos que eles
trouxeram, em seguida fazer a organização para que cada pai possa tocar seu instrumento.
Pedir aos pais
que ajudem as crianças no manuseio dos instrumentos explicando a eles sobre
cada um.
Após o término
da exploração, dar inicio a uma apresentação musical de voz e violão com um
cantor da comunidade ou região,que pode ser um pai, buscando a participação de todos para cantar.
Encerrar com a
distribuição de salgados e refrigerantes a todos os envolvidos no projeto.
Materiais:
CDs de músicas infantis, CD
player, ficha de avaliação e os
instrumentos musicais, aparelho de som, papel A4, cartolinas, canetinhas
coloridas, lápis de cor,tesoura, cola, DVD, revistas, carpetes, cola,
retroprojetor, gravuras, fita adesiva,caixa, E.V.A.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
Atividades
|
segunda-feira
|
terça-feira
|
quarta-feira
|
quinta-feira
|
sexta-feira
|
Orientação
do projeto pelo pedagogo aos professores
|
X
|
||||
Acompanhamento do projeto pelo pedagogo
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Apresentação do projeto
|
X
|
||||
Música mestre André
|
X
|
||||
Conhecendo os Instrumentos musicais
|
X
|
||||
Confecção de cartazes
|
X
|
||||
Roda musical
|
X
|
||||
Dança
|
X
|
||||
Apreciação de vídeo
|
X
|
||||
Percussão corporal
|
X
|
||||
Hora da história
|
X
|
||||
Dinâmica das notas musicais
|
X
|
||||
Apreciação musical
|
X
|
||||
Desenho
|
X
|
||||
Participação dos pais
|
X
|
||||
Show de voz e violão
|
X
|
||||
Avaliação do projeto
|
X
|
X
|
X
|
X
|
X
|
Sintetização da avaliação
|
X
|
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A avaliação deve
acontecer através da observação e registro do envolvimento e da participação da
turma durante as aulas, levando em conta os processos vividos, discussões e
tarefas solicitadas, questionamentos individuais e coletivos, para perceber o
envolvimento e a aprendizagem. Constiuindo-se numa feramenta para a readequação
de objetivos, conteúdos, procedimentos e atividades e também de acompanhamento
e conhecimento das crianças.
REFERÊNCIAS:
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto.
Secretária de Educação Fundamental. Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da Música. 2 edição, Scipione. São Paulo,
1993.
Música, Movimento e Artes Visuais.-1.ed.-São
Paulo : DCL, 2006.2006. –(Coleção novos caminhos: formação continuada na sala
de aula/ coordenação Aline Corrêa de Souza, Lucila Soares P. Ferraz)
PENNA, Maura. Reavaliações e buscas em musicalização. São Paulo: Loyola, 1990
Quais conteúdos foram abordados com a realização desse projeto?
ResponderExcluirAprendi muito com esse projeto.
ResponderExcluirAmei ler esse artigo,tire t muitas dúvidas sobre como elaborar um projeto.
ResponderExcluirótimo blog, abordaram muito bem o assunto, quero fazer algo assim em um projeto no colegio particular zona norte sp onde trabalho, amei o post me ajudou demais
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstava a procura de conteudo assim para a cescola zona norte sp, obrigada pelo post, adoramos a ideia!!
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