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Objetivo: ser mais uma ferramenta de apoio pedagógico para os professores os quais oriento pedagogicamente e por quem mais se interessar!

domingo, 24 de junho de 2012


ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Planejamento, ação fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho.

A educação infantil na última década do século XX sofreu mudanças significativas, e o trabalho que tinha caráter apenas assistencialista passou a ser permeado pelo “cuidar e educar”, dessa forma o profissional atuante nessa modalidade de ensino que era chamado de atendente, passa a ser o Educador Infantil. Este, por sua vez, é o atual responsável pela organização do trabalho docente, realizado com as crianças dos centros de Educação Infantil.
O objetivo maior da educação infantil é o de promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças de 0 a 6 anos. Para tanto é necessário q este trabalho para seja planejado. Infelizmente muitos educadores têm manifestado uma opinião negativa em relação ao trabalho docente de elaborar, executar e avaliar os planos. Mas, os professores precisam compreender que o planejamento não é uma ação mecânica, desvinculada da competência e do compromisso de Educador Infantil. Nesse sentido se torna  urgente resgatar no trabalho docente os procedimentos que envolvem o saber do professor e o saber fazer, além de sua atitude em relação ao seu trabalho como educador, ligados, portanto, diretamente á sua competência técnica e ao seu compromisso profissional.
O planejamento deve fazer parte da ação diária orientando quais os caminhos que o professor deve tomar em relação ao processo de ensino aprendizagem.
È por meio do conteúdo educacional e das experiências significativas de aprendizagem que a escola, além de propagar de forma sistematizada os conhecimentos, também promove, na pratica diária da sala de aula, a construção de valores necessários à formação das novas gerações. Assim “é por meio dos conteúdos curriculares que alcançamos os objetivos estabelecidos para o processo educacional” (HAIDT, 2003, p. 139).
Os conteúdos abrangem atitudes valores e normas e, vão alem do que fatos, conceitos e princípios. Portanto, o planejamento deve conter os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, e deve ser o reflexo do que o professor pensa e acredita em relação à criança que quer formar, pois, o ser só se torna humano quando é capaz de ter as capacidades oferecidas por esses conteúdos que são capazes de oferecer o conhecimento que realmente provoca uma mudança interna levando, as crianças à uma refletir e posicionar  se frente as situações sociais. E as diretrizes servem para auxiliar a escola a desenvolver o seu papel de ajudar a criança a construir a cidadania.
Os conteúdos curriculares para a educação infantil estão no (BRASIL, 1998) organizados em eixos de trabalho, porem muitos conteúdos estão contemplados em mais de um eixo. O professor ao planejar precisa vincular todos esses eixos, tornando o seu plano interdisciplinar e flexível, para que a aprendizagem seja mais significativa.
Para formar um sujeito autônomo e participativo o professor dispõe de várias alternativas e uma delas é o trabalho com projetos. Vale destacar que a pedagogia de projetos não possui um esquema único e rígido para sua organização, pois dependerá do tipo de problema, do seu vinculo com a temática em discussão e com as experiências previas dos alunos. Outra dica importante é que para a efetivação adequada de um projeto é o seu planejamento prévio. No entanto, ele é resultado da construção coletiva entre professor e aluno.
Outro ponto relevante no trabalho docente é a avaliação, que para ser significativo o professor precisa romper com as imposições administrativas uniformizadas e voltar o seu olhar para a aprendizagem do aluno, valorizando, sobretudo, a singularidade e a identidade presentes na ação educativa.
Ela deve ser pautada pela observação e reflexão, permitindo a construção de um cotidiano escolar significativo e, portanto, sinônimo dos interesses, das necessidades das crianças em questão, alem de possibilitar um feedback   quanto a prática docente.
Portanto, para que haja a promoção do ensino e da aprendizagem no contexto da Educação Infantil é fundamentalmente importante que o trabalho docente seja organizado, que tenha bem claros os objetivos a serem alcançados, planejados conscientemente de forma estruturada e organizada.

REFERENCIAS:
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/ SEF, 1998.

HAIDT, R.C.C. curso de didática geral. 7. Ed. São Paulo: Àtica, 2003.

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