ORGANIZAÇÃO
DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Planejamento,
ação fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho.
A educação infantil na última década do século XX sofreu mudanças significativas, e o trabalho que
tinha caráter apenas assistencialista passou a ser permeado pelo “cuidar e
educar”, dessa forma o profissional atuante nessa modalidade de ensino que era
chamado de atendente, passa a ser o Educador Infantil. Este, por sua vez, é o
atual responsável pela organização do trabalho docente, realizado com as
crianças dos centros de Educação Infantil.
O objetivo maior da
educação infantil é o de promover o desenvolvimento e a aprendizagem das
crianças de 0 a 6 anos. Para tanto é necessário q este trabalho para seja
planejado. Infelizmente muitos educadores têm manifestado uma opinião negativa
em relação ao trabalho docente de elaborar, executar e avaliar os planos. Mas,
os professores precisam compreender que o planejamento não é uma ação mecânica,
desvinculada da competência e do compromisso de Educador Infantil. Nesse sentido se torna urgente
resgatar no trabalho docente os procedimentos que envolvem o saber do professor
e o saber fazer, além de sua atitude em relação ao seu trabalho como educador,
ligados, portanto, diretamente á sua competência técnica e ao seu compromisso
profissional.
O planejamento deve fazer
parte da ação diária orientando quais os caminhos que o professor deve tomar em
relação ao processo de ensino aprendizagem.
È por meio do conteúdo
educacional e das experiências significativas de aprendizagem que a escola, além
de propagar de forma sistematizada os conhecimentos, também promove, na pratica
diária da sala de aula, a construção de valores necessários à formação das
novas gerações. Assim “é por meio dos conteúdos curriculares que alcançamos os
objetivos estabelecidos para o processo educacional” (HAIDT, 2003, p. 139).
Os conteúdos abrangem
atitudes valores e normas e, vão alem do que fatos, conceitos e princípios.
Portanto, o planejamento deve conter os conteúdos conceituais, procedimentais e
atitudinais, e deve ser o reflexo do que o professor pensa e acredita em
relação à criança que quer formar, pois, o ser só se torna humano quando é
capaz de ter as capacidades oferecidas por esses conteúdos que são capazes de
oferecer o conhecimento que realmente provoca uma mudança interna levando, as
crianças à uma refletir e posicionar se
frente as situações sociais. E as diretrizes servem para auxiliar a escola a
desenvolver o seu papel de ajudar a criança a construir a cidadania.
Os conteúdos curriculares
para a educação infantil estão no (BRASIL, 1998) organizados em eixos de
trabalho, porem muitos conteúdos estão contemplados em mais de um eixo. O
professor ao planejar precisa vincular todos esses eixos, tornando o seu plano
interdisciplinar e flexível, para que a aprendizagem seja mais significativa.
Para formar um sujeito
autônomo e participativo o professor dispõe de várias alternativas e uma delas
é o trabalho com projetos. Vale destacar que a pedagogia de projetos não possui
um esquema único e rígido para sua organização, pois dependerá do tipo de
problema, do seu vinculo com a temática em discussão e com as experiências
previas dos alunos. Outra dica importante é que para a efetivação adequada de
um projeto é o seu planejamento prévio. No entanto, ele é resultado da
construção coletiva entre professor e aluno.
Outro ponto relevante no
trabalho docente é a avaliação, que para ser significativo o professor precisa
romper com as imposições administrativas uniformizadas e voltar o seu olhar
para a aprendizagem do aluno, valorizando, sobretudo, a singularidade e a
identidade presentes na ação educativa.
Ela deve ser pautada pela
observação e reflexão, permitindo a construção de um cotidiano escolar
significativo e, portanto, sinônimo dos interesses, das necessidades das
crianças em questão, alem de possibilitar um
feedback quanto a prática docente.
Portanto, para que haja a
promoção do ensino e da aprendizagem no contexto da Educação Infantil é
fundamentalmente importante que o trabalho docente seja organizado, que tenha
bem claros os objetivos a serem alcançados, planejados conscientemente de forma
estruturada e organizada.
REFERENCIAS:
BRASIL,
Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
HAIDT,
R.C.C. curso de didática geral. 7. Ed.
São Paulo: Àtica, 2003.
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